"Ai gente, essa vida com filhos é uma loucura não é?
Cada hora um desafio novo, parece que foi ontem que eu estava com um menininho pequenininho, aprendendo a trocar as fraldas, não vou esquecer nunca, parecia que tinham umas mil pessoas em volta, cada um falando uma coisa diferente, faz assim, faz assado, coloca pouca pomada, coloca muita, e o pequeno ali, berrando... e eu ali também, morrendo de vontade de berrar igual ou mais alto do que ele. Esse desespero logo passou e em poucos dias eu já estava craque e trocava a fralda até no escuro...
O tempo passa e, com crianças por perto, a percepção do passar do tempo muda completamente, a gente começa a perceber que 24 horas são mais que um dia, 24 horas podem significar uma grande transformação, um primeiro passo, uma primeira palavra...
Pois bem, e o tempo passou mesmo, e cá estamos nós, começando o processo do “Fim das fraldas”... Tudo começou em dezembro, foi só fazer um calorzinho que a gente já foi logo pegando uma cueca e colocando no Vicente, ele ficava de manhã de cueca, até o horário de ir para a escolinha. Lá ele ficava de fralda, chegava em casa, tirava de novo, uma confusão na cabeça da criança e a gente achando que estava arrasando. Eis que, logo na primeira semana de janeiro, a pedagoga da escolinha nos chama para bater um papo e nos ajudar a fazer o melhor processo de adaptação para uma vida sem fraldas.
Chegando lá, ela explicou várias coisas, disse que eles já estavam olhando o Vicente há algum tempo e perceberam que ele tinha cumprido várias etapas, dando sinais que tinha chegado o grande momento, além disso, o melhor amigo da escola tinha voltado de férias sem as fraldas e o Vicente ficou chocado que só ele e os bebês estavam de fraldas.
E lá fomos nós seguir os conselhos da pedagoga e fazer da melhor forma possível, sem traumas para o nosso menininho. Para começar, ela pediu para que a gente voltasse 100% com a fralda, e que mesmo se ele pedisse, era pra gente ficar firme e não ceder, nos dois primeiros dias da volta da fralda, ele resmungou, queria ficar sem, mas nós seguramos e não tiramos, essa ação durou uma semana e meia e nós fizemos isso, porque precisávamos de um final de semana para tirar a fralda total, o que conseguimos fazer no final de semana passado.
Para marcar esse momento, nós preparamos uma festa, com bexiga, bolo e presença da vovó e dos brinquedos mais amados do Vicente. Criamos uma expectativa gostosa para ele entrar no clima da festa e entender que aquele dia era um marco na vida dele, daquele dia em diante ele não usaria mais fraldas, e foi um dia muito especial! Ele entrou na comemoração, ajudou a pegar as fraldas para “jogar no lixo”, colocamos as cuecas novas em cima da mesa e cantamos parabéns para o Vicente, que estava mudando de fase.
E assim seguimos, firmes e fortes e até o momento tem sido um sucesso. Fomos ao cinema e ele pediu para ir ao banheiro 3 vezes, fomos ao parque e ao shopping, claro, que aconteceram algumas escapadinhas aqui, outra ali, mas o meu menininho tem se superado, eté ficou bravo comigo quando falei que ele era o meu bebê, ele olhou pra mim firme e falou, "Eu não sou bebê, eu não uso fraldas" e eu pedi desculpas e falei que ele tinha razão, agora ele é um menininho lindo.
A única fralda que ainda existe aqui em casa é a da noite, nós tentamos duas noites, mas não deu certo, ele ainda faz muito xixi de madrugada, então, essa nós vamos esperar mais um pouco. Mas até mesmo para essa, nós estamos fazendo de um jeito tranquilo, ele dorme e depois que pega no sono profundo eu coloco a fralda, logo cedo nós tiramos e até o momento tem dado certo.
Bem, comigo está sendo assim e com vocês? Teve festa do fim da fralda? Teve alguma super dica que deu muito certo?
"
Sabrina Machado
Poxa, adorei ler seu relato, a Larah está com 1 ano e já imagino que não será fácil quando chegar a hora do desfralde.
ResponderExcluirBeijos
Adri
Que ótimo! Aqui estamos no processo do desfralde, minha baby está com 1 ano e 10 meses, tiramos a diurna, a noturna resolvi deixar por mais tempo, minha filha está indo bem, melhorando a cada dia, hoje faz 1 semana que começamos o desfralde!
ResponderExcluirAdorei a ideia da festa! Parabéns pelo incentivo. Essa fase costuma ser traumática para algumas famílias e da forma que vc propôs, foi
ResponderExcluirBJKSbem tranquilo.
Adorei todas as dicas, estou pensando a usar aqui em casa.
ResponderExcluirbjcas
www.estou-crescendo.com/
Olha que super, amei essa ideia da festa do fim da fralda!
ResponderExcluirAqui demoramos um pouco... e o que ajudou foram leituras e o livro como Cocô no trono...
bjs
O fim dos uso das fraldas realmente merece uma comemoração!
ResponderExcluirEu adorei a ideia!
Quanto a fralda da noite aqui foi um pouquinho depois do desfralde diurno
bjs, Cris
A Lara tem dois anos e meio e ainda não tirei a da noite. Como ela dorme pesado, fica sem controle coitadinha. Acho que vou esperar depois dos tres.
ResponderExcluirhttp://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/
Oi Sabrina, que sucesso, parabéns para todos.
ResponderExcluirAdorei a festa, porque realmente é uma nova fase, uma nova etapa...
Aqui foi bem tranquilo, graças a Deus...
Bjs
Ju
Que festa mesmo hein!!
ResponderExcluirPara a criança é mais uma descoberta em saber que pode ficar sem fraldas
Aqui foi tranquilo também
Bjus
http://segredosdaluma.blogspot.com.br/
Aqui começamos também porque ele pediu! Está indo tudo bem até o momento, e hoje a noite ele acordou e pediu pra fazer xixi mesmo estando de fraldas! Achei lindo!
ResponderExcluirBoa sorte pra nós!
www.20minutospratudo.com.br
Fico feliz de ver que o bebê aí cresceu e virou um rapaz sem fraldas. Sucesso com o pequeno
ResponderExcluirBEijos
Graças a DEUS esse processo aqui acabou! sensação de liberdade! rs bjo
ResponderExcluir