Dor de cabeça na gravidez



No primeiro trimestre da gestação, é comum ter um pouco mais de dor de cabeça.
Acredita-se que seja causada pelos hormônios, embora também possa estar relacionada ao estresse, cansaço e desidratação.
Nas minhas primeiras semanas de gravidez, tive um pouco de dor de cabeça, nesse comecinho os níveis de hormônio aumentam rapidamente e eu ainda nem sabia que estava grávida. Consulte seu médico para saber qual a medicação correta, pois não podemos tomar qualquer remédio.

"Antes de tomar algum remédio, experimente beber bastante água. "Tomar até 1 litro de água em 20 minutos já elimina grande parte das dores de cabeça da gravidez", afirma a obstetra Eleonora Fonseca, do Conselho Médico do BabyCenter.
A maioria dos remédios contra dor de cabeça, como a aspirina e o ibuprofeno, não são recomendados na gravidez. Converse com o médico. Ele pode receitar paracetamol ou algum medicamento contra enjoo.

Mas é sempre melhor deixar o medicamento como último recurso na gravidez. Se você já tomava algum remédio contra a enxaqueca, converse com o obstetra antes de continuar tomando. "( https://brasil.babycenter.com/a1500483/dor-de-cabe%C3%A7a-na-gravidez#ixzz51djjfcGl )



Algumas dicas para evitar ou diminuir as crises de dor de cabeça:

-Muitas vezes a dor de cabeça passa com repouso e relaxamento. Tente descansar. Se a dor incomodar faça uma compressa com água morna e toalha: no nariz, na nuca e nos olhos;

-Beba bastante água: pelo menos 8 copos por dia;


-O escalda-pés é muito eficiente. A água quente aumenta o fluxo do sangue fazendo com que diminua a quantidade que circula nas artérias do crânio. Assim reduz a pressão arterial e a dor.

-Evite cafeína: o excesso de cafeína pode provocar dor de cabeça, então procure limitar o consumo. 

Bolsa com gelo:
Esse remédio é bem popular.
  • Pegue uma bolsa térmica e encha com cubos de gelo;
  • Deite-se, relaxe e coloque bolsa sobre a sua cabeça.
Dieta saudável:
Uma dieta saudável livre de frituras e doces evita dores de cabeça. Faça pequenas refeições ao longo do dia.
Faça exercícios leves:
Descanse e também se exercite. Com tempo livre aproveite para ir às aulas de natação, caminhar ou fazer ginástica voltada para grávidas.
Momento zen:
As técnicas de relaxamento funcionam muito bem. Pratique a respiração profunda e yoga para controlar o estresse.
Quarto escuro:
Vá para um quarto tranquilo e deite-se na cama. Mantenha os olhos fechados por um tempo.
Ducha fria:
Ela estimula os vasos sanguíneos a se contraírem. Isso reduz a dor. Ao fazer isso massageie as têmporas para que aja efeito nas artérias que levam sangue ao crânio.
Massagem:
Encontre alguém para massagear e aliviar a tensão de seus ombros e pescoço.
Boas dicas né?
Caso a dor de cabeça se estenda por mais tempo, relate para o seu médico!
E lembre-se, nunca tome medicação sem indicação médica!






Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. OI Melissa, ótimo post. Eu não passeio por isso, aliás eu achava que na gravidez não tínhamos dor de cabeça. Gostei da dica de beber 1 litro de água em 1 minuto.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  2. OI Mel
    Dor de cabeça pode incomodar muito a futura mamãe, mas com estas dicas, ficará bem mais fácil eliminá-las. As dicas são ótimas e servem para todas nós, mesmo as que não estão grávidas.
    Adorei o post
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não lembro de ter sentido muita dor de cabeça durante a gravidez. Mas as dicas estão anotadas porque prefiro evitar remédio ao máximo!

    ResponderExcluir
  4. Mel ótimo post, aqui tive um pouco de remédio, meu médico receitou um mas deixava ele sempre quando outras alternativas como beber água, descansar, ficar no silêncio e escuro não resolviam


    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!