Preparando o corpo da futura mamãe


O post de hoje vai especialmente para as gravidinhas que seguem a gente por aqui...
Saiba como o corpo da mulher se prepara, mês a mês, para que ela se torne mãe

Diz o ditado popular que “ser mãe é padecer no paraíso”. E a realidade não está muito distante desta afirmação. É justamente enquanto a mulher vive o que talvez seja a maior alegria de sua vida, que seu corpo sofre com mudanças físicas e hormonais que vão se alternando mês a mês até a hora do parto.

Jair Braga, ginecologista obstetra e chefe da Maternidade do Caxias D’Or, conta que a grávida começa a produzir uma quantidade enorme de hormônios, sendo o principal o HCG (gonadotrofina coriônica humana), a progesterona e diversos outros, que vão interferir diretamente no seu corpo, causando uma série de alterações.

“A gestação modifica o organismo materno, na bioquímica, no funcionamento e na anatomia de todos os órgãos e sistemas, podendo produzir sintomas muito incômodos”, explica Braga.

Com o auxílio do especialista montamos uma tabelinha com tudo o que acontece com o corpo feminino a cada mês durante a gestação, além de algumas dicas para prevenir ou aliviar os incômodos que aparecem com estas mudanças. Veja abaixo:






PERGUNTAS IMPORTANTES:

- Quando a mulher começa a produzir leite materno?

O colostro é o primeiro leite, bem ralo e muito rico em anticorpos para o bebê, surgindo após os primeiros meses e aumentando logo após o nascimento. O leite materno completo geralmente aparece nos primeiros três dias após o nascimento.

- Quais os principais exames que a mulher deve fazer durante o pré-Natal?

Os principais exames são hemograma, tipagem sanguínea, glicose e urina. Também devem ser realizados testes de pesquisa de infecções como o HIV, hepatite e sífilis, além de ultrassonografias, uma em cada trimestre.

- Qual o peso ideal a ser alcançado pela grávida durante a gravidez?

O ganho de peso ideal varia em função do IMC materno, porém, de forma geral não deve ser menor que 7kg e nem ultrapassar 12kg. 

Dr. Jair Braga, chefe da Maternidade do Hospital Caxias D’Or



Ótimas informações, não são? Compartilhe com as suas amigas grávidas para que elas possam acompanhar mês a mês a evolução da gestação!!


 

 
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Como acontece coisa em nossocorpo, nao?! É incrível. É ótimo entender esse processo todo para que possamos reconhecer cada momento da fase gestacional. Muito interessante o post.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, super informativo! Já vou indicar para as amigas gravidinhas.

    ResponderExcluir
  3. Gravidinhas de plantão, seu post é de utilidade pública. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente e eu ainda completo "é um mar de rosas". Sabe vejo muita gente só falando das coisas lindas e bonitas - claro são muitas - mas pouca coisa da realidade, das dificuldades, dos sufocos.

    Parabéns pelo post!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  5. Ótimo, super informativo, aqui na gravidez do Gui engordei só 9 kg

    Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!