O que fazer quando o bebê quer chupeta? por Patrícia Taranto

Imagem pinterest

Seu filho chupa chupeta? Você conhece os danos que esse uso pode causar?
No texto da fonoaudióloga Patrícia Taranto você vai saber mais sobre isso! Leia abaixo: 

Este é o nosso maior desafio: Inibir ou reduzir a introdução da chupeta no recém-nascido. O Ministério da Saúde informa: “a criança que mama no peito não necessita de mamadeira, bico ou chupeta. O uso da mamadeira, bico ou chupeta prejudica a amamentação e seu uso prolongado prejudica a dentição e a fala da criança”.

Seja em qualquer lugar a chupeta e seu uso se torna sempre motivo de polêmica, por isso a INTERPRETARE faz questão de abordar este assunto com você. Usar ou não, como e quando usar, e qual o melhor momento de retirar este hábito da criança.

Já está mais do que comprovado que o uso contínuo da chupeta é nocivo e deve ser evitado, mas tentamos compreender que a inserção da chupeta normalmente acontece para que seja instrumento de conforto e alento o que com certeza estão acompanhados de uma mãe ou cuidadora que, assim como o bebê, também estão precisando de conforto e alento. Existem estudos no Brasil que demonstram que as chupetas geralmente são usadas para acalmar o bebê, podendo assim ser amamentados menos vezes ao dia. Quando a estimulação do peito e a remoção do leite são diminuídas, a produção do leite diminui, o que pode levar ao término antecipado da amamentação. Além disso, para uma correta articulação dos fonemas é necessário que a criança tenha uma boca saudável, com dentes se encaixando de maneira harmoniosa e com articulação precisa. O uso contínuo da chupeta pode acarretar diversas alterações levando a uma fala incorreta.
imagem do site tiodentista.com.br

Outro agravante é o uso de mamadeiras. Utilizando a mamadeira o bebê deixa de realizar o esforço necessário para desenvolver os músculos responsáveis pelos movimentos de sucção, deglutição e respiração. O bebê que mama no peito não precisa usar mamadeira, nem mesmo no período de transição alimentar, quando a partir dos 6 meses inicia-se a introdução de sucos e mingaus. Ela pode e deve ser trocada pelo uso do copo, com ou sem tampa, e prato com colher no caso de farináceos. É importante saber que a mamadeira também induz a respiração pela boca. Cerca de 60% dos casos de crianças que não respiram pelo nariz foram causados pelo uso da mamadeira, o que pode de gerar hipotonia da musculatura facial, posicionamento incorreto da língua na cavidade oral, comprometimento da qualidade vocal por utilizar para a fala ar que não foi corretamente aquecido agredindo a laringe, diminuição da oxigenação cerebral, etc.

É fato comprovado que os maus hábitos orais alteram a produção de sons, comprometendo a fala.

Se mesmo assim você continua querendo que seu filho use chupeta é importante ressaltar que a utilização de modelo ortodôntico é pouco menos danosa e que não se deve permitir que a criança use continuamente( negociar momentos do dia em que fique sem a chupeta – comer, ingerir líquidos, hora da brincadeira) e retirar esse hábito antes dos 24 meses.

Esperamos poder ter colaborado para sanar suas dúvidas. Maiores informações procure o link contato.

 ( material de apoio extraído da revista do CRFa – 1ª região)


 
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Por aqui meu filhote não aceitou a chupeta! Mamou no peito ate os 2 anos.
    Minha irma usou chupeta e teve vários problemas por conta dela!
    Beijos
    Gleysa
    http://demamaeursa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa estou na tentativa de tirar a chupeta. Mesmo ele usando só para pegar no sono já está na hora de tirar.

    ResponderExcluir
  3. Caio não usou chupeta. E dou graças, pois sabia que se pegasse seria um dó para tirar!

    ResponderExcluir
  4. Eu até tentei, mas a Gi não pegou de jeito nenhum, hoje acho ótimo ela não ter pego.
    bj,
    Alê

    ResponderExcluir
  5. Aqui usou chupeta principalmente na hora de dormir, mais assim que pagava no sono e nem lembrava ...
    Adorei o post super esclarecedor

    Bjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães

    ResponderExcluir
  6. Eu não curto o uso da chupeta, mas qd bebe existe uma necessidade de sucção. Tudo tem o tempo certo. Meu primeiro filho não usou. A bebê agora usa só pra dormir e larga.

    ResponderExcluir
  7. No início minha mãe deu chupeta pra JM, mas ele cuspia fora...rsrs e eu adorava!
    Não sou a favor da chupeta, mas se querem usar, não me intrometo. Sei exatamente dos problemas que podem causar e sou vítima disso. Usei chupeta até uns 6 anos. Bjus.

    ResponderExcluir
  8. Minha filha não pegou chupeta quando bebe. Chupou o dedo. Na época tentei tirar mais, não tive muito sucesso. Depois de um tempo, deixou sozinha sem nenhuma dificuldades. Ficou com nojo rsrsrs. Agradeço a deus por isso!
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!