Chamadinha-trabalhando o nome

Na Educação Infantil , temos muitos momentos onde o o professor tem objetivos específicos para aprendizagem, seja em brincadeiras ou através da rotina. Um desses momentos é a Chamadinha.
Na creche onde trabalho, a chamadinha é feita desde o berçário, utilizando as fotos dos pequenos. A professora canta a musiquinha e a criança procura sua foto e coloca no mural. A partir do Maternal, apresentamos o nome às criança, mais pelo contato com a escrita do que pelo reconhecimento das letras, eles identificam o próprio nome e o nome dos amigos.
 
No pré I, as atividades com os nomes são diárias, utilizamos a letra de imprensa, destacando a maiúscula inicial. É importante dizer qual a letra que começa, falar o nome da letra e agrupar os que começam com a mesma letra. Já no pré II, relacionamos o próprio nome com outras palavras que começam com o mesmo som.O nome vai ser um ponto de referência para a escrita de outras palavras, por exemplo: O "g" de gato é o mesmo g do Gabriel!

Algumas sugestões de atividades para o momento da chamadinha: (Fonte: Meyer, Ivanise. Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2004):

-Apresentar o nome e destacar a letra inicial;
-Comparar os nomes a partir da contagem do número de letras;
-Fazer conjuntos a partir de : letra inicial, letra final, número de letras, nomes dos meninos, nome das meninas, de quem está na sala e de quem está ausente;
-Preguicinha": apresentar o nome escrito em uma faixa escondido dentro de um livro (por exemplo), a partir da letra inicial, escondendo as outras letras (o nome vai "aparecendo" lentamente).
- Brincar de "nome oculto": cada criança receberá o nome de um colega. A professora chama uma criança de cada vez para entregar o nome ao colega.
- Esconder os nomes pela sala para que as crianças procurem.
- Esconder as letras iniciais (alfabeto de madeira, cartolina ou E.V.A.) para que as crianças procurem.
- Brincar de "forca" de nomes da turma: graduar as dificuldades - colocar a letra inicial, ou a final, só vogais ou só consoantes.
- Adivinhar o nome a partir das características da criança. Exemplo: "esse nome é de uma menina de cabelos compridos e castanhos".
- Chamada por escrito: a professora registra no quadro-de-giz (ou blocão). As crianças registram como uma lista.
- A criança faz a chamadinha junto com a professora, apresentando os nomes e lendo. Esta é uma atividade individual que permite um acompanhamento das hipóteses de leitura.
Em todas as salas temos o cantinho da chamadinha, é o primeiro contato das crianças com seu nome e o nome dos amigos. 
 
 
Espero que vocês tenham gostado dessas atividades!! Vou sempre trazendo algo da minha #vidadeprofessora para compartilhar com vocês aqui!




Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Ahhhh adorei! O Ben está no Pré II e é o 4º da lista de chamada. Disse que já respondia chamada desde a outra escola e me disse que ainda falam "presente". Coisa da minha época rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. A chamadinha e o nome é tão importante para os pequenos.... aqui Theo reconhece o nome de todo os amigos e a chamada na sala contribui para esse aprendizado!!

    ResponderExcluir
  3. Achei muito legal a técnica da chamadinha!
    Eles sempre começam pelo nome né? Acho que ajuda a criar identidade tb!
    bjs
    Lele

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro suas dicas de professora. Eu tb faço a chamadinha em inglês. As Crianças adoram. Bjus.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, eu nunca fui muito da chamada, pois sempre era a primeira ou uma das primeiras da lista, hahaha.
    bjs,
    Alê

    ResponderExcluir
  6. Acho muito lindo os trabalhos dessas turminhas. Minha filha de 5 anos está no Pré 2 e conheci a sala e a professora dela na reunião dos pais no sábado. Adorei a salinha toda enfeitada e bem colorida como foram as outras. E tem essa chamadinha. Amei!
    Beijinhos!
    https://dulcineiadesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. OI Melissa, adorei as dicas para explorar a chamadinha e os nomes.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!