Crianças estressadas #curticompartilhei

Sim... crianças estressadas!!
Normal falarmos que estamos estressados, cansados da rotina, do trabalho... sobrecarregados... mas... as crianças? Como assim?
 
Esta semana eu #curticompartilhei uma pesquisa que revelou revelou que 72% das crianças entre 5 e 13 anos demonstra sinais de estresse e que 60% dos pais não notam!
Na matéria divulgada no site da revista Crescer(aqui) diz que os adultos estão tensos, mas não percebem que as crianças também e apontam a escola com a grande culpada por algum "problema" que a criança possa vir a ter!(Eu já falei isso aqui no blog, que sempre, quando a criança faz/apresenta algo errado, os pais dizem que a culpa é da escola).
 
"A infância está mais estressante hoje do que era há algumas décadas", diz Carmen Alcântara, psicóloga clínica de São Paulo (SP). Para ela, a sociedade tem colocado muitas expectativas de sucesso econômico, profissional e pessoal nas crianças, de forma cada vez mais precoce. "As agendas de cursos extracurriculares de uma criança de cinco anos, hoje, compete com as de grandes executivos. Sobra pouco tempo para brincar livremente, descansar, conectar-se a natureza", analisa a psicóloga. Há ainda os estímulos eletrônicos e da mídia, que expõem as crianças muito cedo à violência, à competitividade, ao consumo e  à sexualização. Diante desse quadro, como não se estressar?
 
E sem contar ainda as escolas que enchem as crianças de tarefas, muito antes delas estarem preparadas para enfrentá-las! Escolas que não respeitam a maturidade infantil...não respeitam o tempo de cada um...
 
Ainda citam, que os pais não percebem o stress infantil, pois cada vez mais estão se afastando do próprio filho!!
 
Vale passar lá no site e ler a matéria completa, para poder identificar os sinais e ajudar seu filho o quanto antes!!
 
 
E ainda #curticompartilhei o livro "Leila menina" de Ruth Rocha que a Bia trouxe no projeto de leitura da escola! Adorei que ele fala sobre uma menina que não se conformava com o preconceito contra as mulheres, ela queria jogar futebol, queria usar calça comprida!! A história rendeu boas reflexões por aqui!!
 Minha duas fofuras... que eu não me canso de compartilhar!!
 
E você, tem algo que curtiu e compartilhou esta semana! Conte pra gente e passe lá no blog da Fernanda Reali para ler mais! 














Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Muito bom abordar esse assunto! Muitas pessoas acham que a criança não sente stress, não se sente sobrecarregada. Muita gente acha que a criança não tem o "direito" de se sentir assim. Mas nós, pais devemos prestar muita atenção nisso.. Vou passar pra ler mais, linda sua filha :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Verdade né as crianças também ficam estressadas
    muito interessante a matéria
    e parabéns pela abordagem pois
    realmente as crianças tem recebido tarefas
    demais que ainda não estão prontas
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Hoje percebo que as crianças deixam muitas vezes de serem crianças, por capricho e ansiedade dos pais e anseio desnecessários das escolas.
    Criança tem que brincar e ser simplesmente crianças, ne?
    bjs e boa semana!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!