5 dicas para auxiliar seu filho na alfabetização

Muitas mamães, quando a criança chega na fase da alfabetização, ficam me perguntando como podem ajudar seu filho e incentivá-lo na leitura e na escrita. Além de mãe da Bia, sou educadora, especialista em alfabetização e apaixonada por esta fase!
 
Depende muito da idade da criança, mas vou dar algumas dicas para aqueles que estão iniciando na construção do conhecimento da leitura e da escrita:

1-Leia sempre!
Desde bebê acostume seu filho a ouvir histórias, deixe-o folhear livros e conte muitas histórias, de todos os tipos! Reserve alguns minutos do seu dia para ler pra ele! Faça com que se interesse por livros e, claro, dê exemplos! Leia também!

2-Monte um cantinho de leitura no quarto das crianças, deixe os livros ao alcance delas;
 

3- Peça ajuda para fazer listas: listas de compra, de passeios, de frutas na geladeira, etc. A criança precisa perceber que usamos a escrita para registrar algo. Peça que ela dite e vá fazendo a escrita. Assim ela vai observando você escrevendo e já vai criando as suas hipóteses!

Atividade de escrita: lista de animais marinhos
4-Sempre que a criança perguntar(e eles perguntam muito!) "Mãe, o que está escrito aqui?",  responda com a seguinte pergunta: "O que você acha que está escrito aqui?". Mais uma vez, você estará incentivando-a a refletir sobre a escrita.

5-Não pressione e nem cobre demais. A alfabetização é um processo natural, a criança vai aprendendo no seu ritmo, no seu tempo e cobranças apenas deixam a criança ansiosa, atrapalhando o processo. Não fique sempre apontando erros, neste momento, elas precisam adquirir segurança e se em toda a tentativa de escrita alguém fala que está tudo errado, ela vai perdendo a vontade de tentar! Não tenha pressa!
 

Não existe uma receita pronta para alfabetizar, mas se você seguir essas 5 dicas com seu filho, terá grandes chances de sucesso!

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Adorei as dicas, acho que é isso mesmo, como pais devemos estimular desde cedo, mas sempre com muito carinho, sabendo que todos tem seu tempo! Parabéns pelo post!
    Bjos
    Tatty Nunes
    http://www.blogmaedeprimeiraviagem.com/

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas.. Com certeza irei utilizar quando meu pequeno estiver na alfabetização.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A gente tem que incentivar a criança desde muito cedo a ter interesse pela alfabetização. Eu quando era criança sempre gostei e meus pais me ensinavam antes mesmo de eu ir para o prézinho, na época rsrs...
    Bjos
    Conteúdo Mãe

    ResponderExcluir
  4. Por aqui estamos no caminho certo. A Lara ama muito ler e todos os dias tem leitura por aqui!

    www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  5. dicas super simples q realemte fazem a difereça.... acho q essa fase alem da curiosidade dos pequenos tb tem q sabre lidar para eles não se frustarem por não saber.

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas!
    Aqui estamos nessa fase, Joseph é bem curioso com as letrinhas, ele não lê ainda, mas conhece alguns desenhos pelo o que está escrito, acho fascinante...
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!