Já lavou as mãos hoje? Curtiecompartilhei#1

Imagem Pinterest

Ontem assistindo ao Bom Dia Brasil vi uma matéria que me chamou a atenção! Você sabia que grande parte das infecções hospitalares acontecem porque os profissionais de saúde não fazem a higienização correta das mãos?

Lembrei que uma vez fiquei internada em um Hospital bem conceituado aqui na região e os enfermeiros estavam a todo momento com um celular nas mãos. Eles preparavam a medicação(injeção/soro) com o celular ao lado. Entre alguns cliques e outros, aplicavam o remédio nos pacientes(inclusive em mim). Eu quase filmei, mas estava tão mal que não aguentei!!

Tem um texto do Drº Drauzio Varella que eu acho bem apropriado para explicar sobre a importância de lavar as mãos:

"De todas as recomendações maternas, a de lavar as mãos talvez seja a mais desobedecida. Parece pirraça.
Na agitação de hoje, lavar as mãos antes de pegar nos alimentos virou luxo, esquisitice de gente cismada, mania de hipocondríaco. É só entrar numa lanchonete da cidade, botequim de bairro ou restaurante caro e contar quantos tomam tal precaução higiênica antes de atacar o hambúrguer, a batata frita ou o pãozinho com patê. Na hora das refeições, a mão suja é universal, irmana trabalhadores braçais, moças bonitas e senhores de gravata.
No entanto, se todos lavassem as mãos com água e sabão (qualquer sabão) antes de manipular os alimentos muitas doenças seriam evitadas. Perderíamos o medo de comer empadinha em padaria, pastel de feira, espetinho de camarão na praia e os tradicionais salgadinhos expostos em todos os bares brasileiros, que a religiosidade do povo houve por bem batizar de “Jesus me chama”.
Nada ilustra melhor a eficiência das mãos na disseminação de infecções do que as gripes e resfriados. A pessoa chega na festa e avisa: “Não me beijem que estou gripada”, e sai apertando a mão de todos os convidados. Seria muito melhor que desse o rosto a beijar; na face o vírus não está. Em compensação, as mãos estão repletas dele: quem fica gripado assoa e coça o nariz o tempo todo. Como consequência, os incautos que apertaram a mão infestada, ao coçar o nariz ou os olhos semearão as partículas virais diretamente nas mucosas.
É possível que sejamos tão renitentes em lavar as mãos porque vírus, fungos e bactérias são seres tão minúsculos que, no fundo, não acreditamos na existência deles. Fica um pouco chato, entretanto, manter essa descrença mais de 300 anos depois da descoberta do microscópio.
......
Mais recentemente, a importância de esfregar as mãos com água e sabão foi bem caracterizada nas unidades de transplante de medula óssea. Nesse tipo de transplante, as defesas imunológicas ficam arrasadas por vários dias e o doente se torna vulnerável aos germes que o cercam.
Quando surgiram as primeiras unidades de transplante nos Estados Unidos, nos anos 80, para entrar no quarto do paciente era preciso colocar luva, gorro, máscara, avental e proteção para os pés. Além disso, de uma das paredes vinha um fluxo de ar contínuo que passava pela cama do doente e saía pela porta permanentemente aberta. Todos os que entravam no quarto eram proibidos de ficar entre a cama e essa parede, para impedir que a corrente de ar levasse os germes do visitante para o doente.
A experiência mostrou que tais medidas eram dispendiosas e descabidas. Hoje, nas unidades de transplante, pode-se chegar com a roupa da rua, mas é obrigatório lavar as mãos ao entrar e sair do quarto do transplantado, não importa o que o visitante tenha ido fazer lá dentro.
Uma medida tão simples como a lavagem das mãos tem grande importância em saúde pública. Por exemplo, se fosse possível convencer todos os que trabalham nos hospitais – principalmente médicos e enfermeiras – de que antes e depois de pegar numa pessoa doente as mãos precisam ser lavadas, estaria decretado o fim das infecções hospitalares. " (Texto extraído daqui )
 


Então pessoal...já lavaram as mãos hoje?
E para ensinar a criançada tem a música "Lava a mão" da Galinha Pintadinha!!

 
 
Esse post faz parte da BC do blog Fernanda Reali, onde vamos mostrar algo que curtimos e compartilhamos na net!!
 
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Assunto muito importante e deve ser lembrado sempre... ontem na aula nós estávamos comentando sobre essa reportagem, sobre como os cuidados com a higiene fazem a diferença principalmente em ambiente hospitalar onde não somente o visitante leva da rua as bactérias mas também como muitos profissionais de saúde descuidados levam as bactérias hospitalares para a rua... adorei o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu trabalhei em consultório odontológico e o cuidado com o controle de infecção era enorme, mas é raro ver esse cuidado em outros lugares!! Isso mostra a qualidade do profissional, sempre observo isso!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa...são nossas mãos que tem contato com tudo né...metrô, dinheiro, celular...tudo.
    Tem que higienizar direitinho. Eu fico com aflição quando não consigo lavar as mãos depois que saio do ônibus ou metrô. Ui...

    ResponderExcluir
  4. Temos que ensinar as crianças a lavar as mãos sempre.
    Ótima dica ;)

    Bjos
    http://www.conteudomae.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amiga que post rico!
    Pq é o que mais vemos todos com celulares.... a todo tempo, mesmo doentes... espalhando vírus e um ato tão simples de lavar as mãos esquecidos...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. amiga a área da saúde anda tão precaria que não duvido nada que falte o sabonete correto para higienização das mãos. Culpa desse governo mediocre que transfere a conta a população enquanto nos saqueiam!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  7. Se eles não estão ligando pra lavar já é um caso serio, estão dentro de um hospital e não fazem o basico pra acelerar o bem estar dos pacientes, ate la temos que estar bem de olho e em casa ainda mais
    bjs

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Melissa, eu sempre, sempre, sempre fui encucada com isso.
    Fico pasma com o poco caso que a gente faz, achamos que é bobeira mas pense em quanta coisa pode contaminar as mãos?
    Eu, hein... lavar sempre, especialmente em hospital, né?
    beijossss

    ResponderExcluir
  9. Post excelente, necessário! eu amo esse assunto (saúde). Tem uma palestra que assisti que vai bem com teu texto, espia https://www.ted.com/talks/myriam_sidibe_the_simple_power_of_hand_washing?language=pt-br

    ResponderExcluir
  10. é incrível como existe pessoas que não tem o hábito de lavar as mãos, aqui em casa o Rafa adora lavar as mãos porque sempre cantamos para ele essa musica da Galinha Pintadinha.
    Bjcas e uma ótima semana para você!
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!