Aprendendo com a tecnologia

 



Quando eu tomei a decisão de mudar a Bia de colégio(contei aqui), um ponto que pesou muito para a minha escolha foi se a escola usava a informática como aliada na educação. Eu acredito que as crianças atuais precisam ver que a escola e a realidade andam juntas, e qual a realidade atual? Tecnologia, claro!
Bia (como toda criança atualmente) gosta e se envolve com a tecnologia. Começou com o computador, depois veio o DS (leia aqui), o ipad (que é meu, mas deixo ela usar), o celular(ganhou aos 9 anos) e agora o Xbox. Claro que tudo usado dentro de um limite.
A escola para ser interessante precisa  abraçar essa tecnologia, usá-la para que as aulas chamem mais atenção, estar conectada ao mundo. Na escola da Bia eles têm aula de informática e robótica, o celular e o ipad são permitidos e existem regras para o uso. Bia sabe que durante a aula não pode fica no celular, sabe que no recreio ela deve aproveitar para brincar e acaba usando o celular na hora da saída, quando a professora permite.  
Tem alguns jogos como o "Minecraft" (um game de construção de blocos, tipo lego virtual, que permite ao jogador montar praticamente qualquer objeto, de pequenas casas a grandes castelos), que são excelentes para desenvolverem o raciocínio e a inteligência, as crianças aprendem noções de geometria, matemática e física. Bia adora esse jogo, consegue criar casas incríveis, coisas que eu não sei fazer.
Na aula de robótica, as crianças aprendem a construir vários objetos com Lego, alguns até com uma programação, tipo robô, com motor e tudo mais. Semana passada Bia participou de um torneio de robótica na escola e foi matéria no G1.
No texto explica que "o objetivo da atividade é completar, de forma prática, os estudos que os alunos tiveram em sala de aula. Os orientadores promoveram o evento para desenvolver as habilidades e os conhecimentos em robótica de forma atraente e divertida. 
A iniciativa também pretendia consolidar o espírito de equipe, a solidariedade e a união entre os envolvidos no torneio. Os alunos que não participaram como equipe de construção das montagens puderam organizar outras etapas do torneio." 
 
E a Bia fez questão de explicar como se joga o Minecraft, neste rápido tutorial, escrito por ela:

"Eu recomendo Minecraft um jogo que fazemos as casas e podemos jogar no creative (nós podemos voar destruir e colocar blocos) E temos o survival(precisamos sobreviver e procurar peças e se alimentar e temos que lutar com monstros) resumindo:O objetivo desse jogo é aprender a criar as coisas e usar a sua criatividade para fazer coisas de outro mundo,e quem jà conhce eu vou dar umas dicas. Quem quiser colocar um espaço sem árvore e sem nada é só apertar no advanced e colocar flat,no advanced também tem a seed você pode colocar o nome da seed de piqueno é com i mesmo se colocar piqueno vai aparecer uma vila e se colocar vila vai aparecer uma ilha,Para quem não conhece é simples você vai se acostumar a se movimentar,isso é a coisa mais dificil para todos é se movimentar você pode ir no ajustes e aumentar as setas e também para quem usa a mão diferente é só colocar do outro lado no ajustes pode colocar no lado esquerdo e no lado direito."

Obrigada pelo carinho de todos!
Mell
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Eu também acho que não podemos fugir ou fingir que a internet, a informática é atual e por isso precisa fazer parte da educação e do curriculum escolar das crianças.

    Que querida Bia fazendo "resenha", agora fiquei interessada em jogar Mineracraft ...

    beijos, :-* Má
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    ResponderExcluir
  2. É amiga se todas as escolas fossem pelo mesmo caminho estaria perfeito.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!