Hora de escolher a escola


 
Nem sempre escolher uma escola para o filho é uma tarefa fácil. São tantos detalhes, tantas preocupações e muitas dúvidas... Vejo várias mães querendo saber quais perguntas deve ser feitas e o que deve ser observado em cada visita.
Baseada nas dicas da especialista em educação Andrea Ramal, trouxe para vocês alguns assuntos que devem ser abordados ao visitarem uma escola:

1-Proposta pedagógica X  Perfil da família-Verifique se a linha pedagógica está de acordo com os valores da família e o perfil da criança. Não adianta você colocar em uma escola católica se a família toda é evangélica! Faça perguntas sobre como o aprendizado acontece, se existe apostilas(na Educação Infantil EU acho um absurdo!), se a criança tem várias atividades diversificadas no dia, se sai da sala em outros momentos( tendo em vista que a criança pequena tem uma concentração menor).

2-Localização: É importante que a escola escolhida seja próxima da moradia da criança. O trajeto muito longo faz com a criança se canse e o tempo em que ela fica no transporte poderia ser aproveitado de outra forma. Tente pelo menos escolher uma no mesmo bairro!

3-Saúde e segurança: convênio com hospitais ou empresas de saúde. Consulte qual é o procedimento em caso de emergência. Se existe segurança na portaria, câmeras de monitoramento. Em relação à alimentação, verifica qual  lanche é servido, se existe um cardápio fixo e se os pais têm acesso a ele, como fica a criança com restrição alimentar, o que tem na cantina(se só tem opções não saudáveis).

4-Professores e equipe pedagógica: verifique a formação dos professores. Atualmente o MEC exige formação superior para professores do Ensino Fundamental e formação em curso (desde que tenha magistério)  para Educação Infantil. Pergunte se os professores fazem reuniões constantes para debater a prática.

5- Espaço físico adequado: Observe se os espaços favorecem o aprendizado. Se é confortável, com boa luminosidade e acústica. As salas precisam ter janelas e boa circulação de ar. Deve ser limpo e organizado.

6-Relação família X escola: A escola apresenta um espaço para conversas e dúvidas? Quais são os canais de comunicação? Qual a periodicidade das reuniões? Os pais podem ter acesso à coordenação/direção sempre que necessário?
7-Horários: verifique os horários de funcionamento da escola, pergunte como fazem quando os pais têm algum atraso, como é feita a cobrança de horas extra.
8-Datas comemorativas: Muitas escolas hoje em dia, já não fazem mais comemorações específicas de Dia das mães, Dia dos pais, por isso é se você espera que seu filho faça dezenas de trabalhinhos sobre a data ou que tenha apresentações nessas épocas, já esclareça isso com a escola.
9-Outros: Pergunte sobre taxas e valores extras que poderão ser cobrados durante o ano, fique ciente dos gastos que poderão ocorrer para não ter surpresas depois!
                                 
E sempre, sempre sinta com o coração...nada melhor do que ter seu filho bem acolhido, num ambiente agradável!! Muitas mães fazem a escolha apenas pela aparência...preferem escolas que mais parecem hospitais (tudo branco, silencioso, impecável), mas escola é VIDA, é colorido é aquela "bagunça" animada, é criança correndo, é criança FELIZ!!
 
Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Ai professora vou te falar umas coisas rsrrs
    Observei tudo isso, depois coloquei em uma planilha a escola, observações minhas, do moleque e valores...e decidi.
    Mas ainda não é o lugar dele infelizmente a impressão que dá que só mesmo estudando na escola para saber se tudo que é falado na hora da matricula e realmente feita.
    Ainda procuro a escola dos sonhos para o meu moleque, mas tenho consciência que posso nunca encontrar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, gostei!
    Minha irmã ao escolher a escola para meu sobrinho pensou bem e escolheu, não sei se a escolha dela a agradou mas até agora ela não reclamou, tomara que a escola seja boa, beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A Larah ainda não vai a escola, mas ano que vem quero colocar no maternal e estas dicas serão úteis
    Beijos
    Adri
    www.mamaesfacilidadesedicas.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, foi mais ou menos assim que a gente procedeu na escolha da escolinha do Arthur.
    E a gente nota que ele adora porque entra correndo quando as tias abrem a porta.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  5. Esse momento é realmente importante! E ter confiança nos profissionais que irão cuidar dos nossos pimpolhos!

    Beijos
    Gleysa
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir
  6. Eu como mãe e professora sei bem como essa escolha é importante.. Ótimas dicas..
    beijos

    www.umaboamae.com.br

    ResponderExcluir
  7. É muito importante observar essas dicas
    tive um problema com as datas comemorativas
    pois só era comunicada que ia ter
    as coisas um ou dois dias antes
    o que ficava inviável pois trabalhava

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  8. Gostei das dicas mas concordo com a amiga Mãe de Moleque! Só mesmo colocando na escola pra ver se tudo é cumprido e se nos agrada, mas as dicas são ótimas porque pelo menos da pra ter uma base do que queremos ne.. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante das dicas!! Aqui quero muito colocar meu pequeno na escolinha, porém todas que pegam ele são longes de casa, ai ando pensando direitinho!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Encontrar a escola ideal não é uma tarefa fácil... muitas são caras demais!! Temos que levar todas essas dicas em consideração e seguir nosso coração tb.
    E se acertarmos de primeira... temos outras opções
    bjs

    ResponderExcluir
  11. É mesmo uma decisão dificil, ainda mais nos tempos de hoje que encontramos uma escola por quadra.

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas, realmente tem que escolher com muito cuidado... beijos ♥

    ResponderExcluir
  13. Aqui não pude colocar Nathan na particular, mais sempre estudei em publica, e por sobrinhos terem estudado na mesma escola e vi lá que a estrutura era boa, resolvi colocar ele, gostei muito do trabalho de lá
    Bjs

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Tarefa que pode até parecer fácil, mas não é. Aqui pesquisamos muito e fiquei atenta a tudo isso que escreveu, amei as dicas.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Temos que pensar bem na hora de escolher a escola adequada, ótimas dicas!
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  16. Encontrar a melhor é difícil. Aqui optei pela melhor e mais recomendada por outras mães de alunos, e acho que fiz a escolha certa.
    Gostaria muito de poder pagar uma particular, com mais espaço, brincadeiras e aprendizagem, mas por enquanto não dá. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!