O brincar na escola

Sempre defendi a ideia de que a escola tem que ser um espaço prazeroso para a criança, um lugar do qual ela goste e queira voltar todos os dias. Isso não só na Educação Infantil, mas nos primeiros anos do Ensino Fundamental também.

"Brincar é a linguagem que as crianças usam para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro. Quando ela é incentivada, a turma adquire novas habilidades e desenvolve a imaginação e a autonomia. É possível brincar sem ter nada em mãos. Como ocorre durante o pega-pega e a ciranda, por exemplo. Mas os brinquedos têm papel fundamental no desenvolvimento infantil. Para que eles cumpram bem essa função, não basta deixar o acervo da pré-escola ao alcance dos pequenos, imaginando que, por já brincarem sozinhos em casa, eles saberão o que fazer. É essencial oferecer objetos industrializados e artesanais, organizar momentos em que o grupo construa seus próprios brinquedos e ampliar as experiências da meninada. Tudo isso sempre equilibrando quantidade, qualidade e variedade, o que significa exemplares variados, seguros, resistentes e com um bom aspecto estético" (Revista Nova Escola).


Ao escolher a escola do seu filho, observe o espaço, valorize aquelas que acreditam no brincar , corra das que têm televisão nas salas e evite escolas que se preocupam demais com atividades em sala de aula, que exageram nas tarefas de casa e nos trabalhinhos de prontidão(atividades de cobrir pontilhados, de colorir, de treinos de caligrafia).


Na escola onde trabalho valorizamos muito este momento. As crianças têm um espaço delicioso (brinquedoteca) onde podem brincar de casinha, super-herói, usar fantasias e simplesmente inventar brincadeiras! É um lugar onde a brincadeira é livre, as intervenções feitas pelos adultos são quando realmente existe conflito ou quando percebemos a necessidade de orientação! Eles adoram! Claro que em todas as salas e em outros espaços da escola encontramos brinquedos de todos os tipos e finalidades, mas o lugar especial é a brinquedoteca!
 

Criança precisa viver a infância! Ela tem o direito de brincar!
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Adorei as fotos! Concordo com você, criança tem que brincar, mesmo na escola. Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o brincar
    para a criança é o mesmo que
    respirar é fundamental
    e a escola também tem que fazer parte
    dessa jornada
    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  3. Ai que delicia de momentos. Não vejo a hora da Larinha ir pra escolinha

    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com você, escola precisa ter espaço para a criança brincar. Aprender brincando é sempre uma boa maneira, não é mesmo?
    Não sabia que você trabalhava em uma escola, rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Concordo que escola tem que ser um lugar agradável onde a criança goste e queira voltar todos os dias.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  6. Brincar é super saudável e na escola também deve ter esse momento dependendo da idade. Bjo

    ResponderExcluir
  7. Que bacana o post as crianças se divertindo assim e muito mara amei...

    ResponderExcluir
  8. Acho brincar uma coisa muito seria, inclusive escrevi um post sobre isso. muito bom estimular o brincar com sua filha e na escola. Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!