Desfralde 2

Continuando o tema "Desfralde"  trago mais algumas informações importantes tanto para os pais como para os educadores. Alguns probleminhas podem acontecer durante este momento, é importante que família e escola trabalhem juntas e troquem informações diariamente.
O desfralde da Bia durou um mês mais ou menos, ela estava com 2 anos e ainda não ia para a escola. Esperei chegar o calor (outubro) e comprei um penico(desses musicais) não adiantou nada, ela usava o penico para brincar e não queria saber de sentar nele!! Comprei um penico simples foi o que salvou, era uma tartaruga e a brincadeira era sentar na tartaruguinha e fazer xixi.


Levava de hora em hora (sim, a gente tem que se dedicar também!!), esperava, ligava a torneira do banheiro, fazia o barulhinho do xixi, contava histórias até o xixi sair...
Com o cocô foi mais difícil, Bia tinha um certo nojo, a primeira vez que fez no penico, teve ânsia e quase vomitou. Quando queria fazer, eu tinha que colocar a fralda e ela ia para um cantinho, os olhinhos enchiam de água, a bochecha ficava vermelha e pronto!! 
Com o cocô tive que usar o esquema dos adesivos, prometia um adesivo para cada ida ao vaso e foi dando certo! Não foi tão simples assim, mas também não é o bicho de cabeças que às vezes imaginamos ser!!

 Leia mais no texto que costumamos entregar à família na creche em que trabalho:


1-A criança parecia pronta, mas não está dando a mínima pelo desfralde. O que pode ajudar: rever se realmente está na hora certa, tentar ler diferentes livrinhos sobre o assunto; usar um amigo para dar o exemplo. 

2-Tudo ia bem, mas de repente a criança se recusa a ir ao banheiro. Possíveis motivos: muito stress envolvido, pressão demais, desgaste, constipação ou outro problema físico.
O que pode ajudar: tente tornar as visitas ao banheiro mais divertidas; peça ajuda de outra pessoa (com paciência zerada que possa ajudar); dê a ela muitos líquidos pra facilitar as idas.


*3-Acidentes em excesso: O que pode ajudar: acidentes são normais, mas se eles não diminuem com o tempo, tente ficar mais atenta aos sinais da criança que mostram que ela precisa fazer xixi ou cocô; convide-a pra ir em horários regulares e preste atenção se por acaso você dá à criança mais atenção (boa ou má) quando ela deixa escapar xixi do que quando ela usa o banheiro. Não deixe isso acontecer. Limpe as escapadas pacientemente e dê a ela muitos abraços sempre que ela usar o vaso.

4-A criança faz xixi, mas nunca faz cocô no banheiro: Possíveis motivos: ela não se sente à vontade; fazer cocô é algo demorado demais e ela não tem paciência de ficar sentada esperando; se sente desconfortável com a sensação de fazer sentada (já que ela está acostumada a fazer em pé ou se movimentando); não gosta do respingo de água ou xixi no seu bumbum; está com medo de sentir dor, talvez porque alguma vez teve dificuldade em fazer um cocô mais duro.

Em hipótese alguma fique brava com a criança ou a exponha na frente dos amigos. Ela não deixa escapar o xixi de propósito! É um processo que requer paciência e muito estímulo por parte dos adultos. Não force a criança a sentar no vaso, fique atenta aos sinais  e ao horário em que ela costuma fazer cocô. 

Uma outra situação que vale a pena ficarmos atentas é que ela não deve ficar com as perninhas balançando ao sentar no vaso, colocar os pés no chão ou em um apoio(banquinho) faz com que ela tenha maior estabilidade.

Vale a pena lembrar que o desfralde não é na hora que o adulto quer e sim quando a criança apresenta alguns sinais importantes de maturidade fisiológica(como subir e descer escadas).

 

Comentários
24 Comentários

24 comentários:

  1. Amei as dicas, vão ajudar muitas mamães por aí!
    Bjs, Mundinho de Arianne

    ResponderExcluir
  2. Não deve ser fácil mesmo, mas como vc disse, paciência e carinho serão sempre os maiores aliados.
    É uma fase e logo passa!
    Ótimas dicas, viu!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, pretendo começar esse processo agora no próximo verão.

    Bjs
    www.soumae.org

    ResponderExcluir
  4. Ah amiga to tentando tirar o meu das fraldas ele ja tem 3 anos e ta na hora. Amei suas dicas. Bjss

    ResponderExcluir
  5. Aqui o xixi foi super tranquilo também, já o coco foi difícil demais. Apinei em não usar pinico pois quem tinha nojo era eu rsrs então ele usou o redutor de vaso. Beijoa

    ResponderExcluir
  6. Nossa essa é uma fase de persistência!
    Mas é bom ver nossos pequenos crescendo!

    Abraços!
    www.pipocasemaquarela.com

    ResponderExcluir
  7. Em casa com a Lara, durante o dia foi super tranquilo, tanto xixi quanto cocô, o que pegou foi a noite, fazer ela acordar de madrugada para fazer xixi ou parar de tomar sucos a noite, que ela tanto gostava foi complicado, mas com tempo e MUUUUUUUUUUUUITA paciência, conseguimos atingir o sucesso! rs
    Beijokas

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem que estou me saindo bem no desfralde! so falta tirar a da noite! bjo

    ResponderExcluir
  9. Heitor está no ultimo caso, faz xixi mas não faz coco. Bom saber os motivos!
    Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  10. Aqui a Luma já sabe o que é fazer xixi
    Já se abaixa e faz rss
    Amei as dicas
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Este momento não é nada fácil né.. mas com as dicas pode ser menos complicado.
    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  12. Estou indo para essa fase agora... vou escolher o penico da galinha pintadinha que ele adorouuuu. COmecamos bem, adorar o penico eh importante rs...

    BJos
    Clube da Fraldinha
    www.clubedafraldinha.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa vou percisar dessas dicas, quero desfraldar no verão
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Aqui só falta o desfralde noturno, a um tempinho nos livramos das fraldas! Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  15. Aqui o começo do desfralde foi super dificil. Mas como disse, devemos se doar junto com eles, pois é de hora em hora que levamos no banheiro, e muitos acidentes acontecem. Depois é so comemorar.
    Aqui o noturno foi mais fácil. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas, o desfralde é um processo muito importante para a criança e requer muita atenção. Por aqui nada funcionou e deixei por conta dele mesmo. Aos 2 anos parou de usar fralda durante o dia. E a noite começou a amanhecer seca a fralda e tiramos. O cocô foi um pouco mais dificil pois sempre pedia a fralda, tudo foi questão de deixar o tempo dele.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir
  17. Guria, desfralde e desmame foi tão fácil por aqui que nem eu mesma acredito, ehhhh

    ResponderExcluir
  18. é verdade, minha filha saiu das fraldas com 2 anos e 6 meses e não faz no banheiro ela pega o pinico e traz pra sala. Adora fazer assistindo. No começo tentei por no banheiro e não deu certo. Dai tive a ideia de deixar na sala e consegui.

    Beijos
    Geri Ferreira
    www.encantodemeninablog.com

    ResponderExcluir
  19. Amiga adorei as dicas, aqui estamos na luta, não tem sido fácil, mas paciência e carinho sempre!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Aqui ja comprei o penico em breve vou começar o desfralde,mais confesso que morro de medo!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. O desfralde acaba sendo pessoal de cada criança, e cada família vai tentando de várias maneiras...
    Adorei as dicas, e nem sempre é fácil logo no começo...
    Bjs
    Ju
    Mãe Sem Fronteiras.

    ResponderExcluir
  22. Não é nada fácil mesmo .. mas temos que insistir e ter paciencia .. uma hora acontece ..

    ✿*´¨)*
    ¸.•*¸.• ✿´¨).• ✿¨)
    (¸.•´*(¸.•´ Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  23. Dicas ótimas. A Ju tem 7 meses e já incentivo o desfralde rsrs toda vez que vou dá banho nela, faço o barulho do xixi e ela faz! acho lindo rsrs

    ResponderExcluir
  24. não deve ser fácil não, tiro como exemplo minha priminha... minha tia tive que ter muita paciência.
    Ótimas dicas amore.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!