Dicas para o desfralde

Imagem retirada daqui

Vejo muitas mamães com dúvidas quanto ao desfralde e hoje trouxe um texto para compartilhar com vocês!
Na creche onde trabalho, iniciamos o desfralde normalmente no maternal I(antes disso nem pensar!!), ao completarem 2 aninhos começamos a observar alguns sinais importantes que revelam se a criança está preparada para o processo. Esse trabalho requer paciência e parceria com a família. Nossas educadoras são orientadas, os pais recebem em casa um texto explicando sobre o desfralde e quais são os sinais que devem ser observados e quando percebemos que a criança está pronta, fazemos uma espécie de "ritual" para celebrar o "adeus às fraldas".
Segue abaixo um texto feito com várias informações retiradas na internet, que costumamos enviar para as famílias:

Informações sobre o processo de desfralde
Aprender a usar o banheiro é um processo composto de diversas etapas, a criança pode levar alguns dias ou alguns meses para aprender. Se você souber esperar o momento certo, o processo será muito mais tranquilo para ambos. É uma conquista dela, não sua.
Para que a criança aprenda a usar o banheiro, é preciso que você a ensine. Diga a ela quais são as etapas: avisar que precisa ir ao banheiro, despir-se, limpar-se, dar descarga e lavar as mãos. Cada uma dessas etapas leva algum tempo. Por isso, lembre-se de reforçar o sucesso da criança com elogios ao final de cada etapa. A atitude da criança e o domínio da etapa anterior dirão quando ela estará pronta para aprender a próxima etapa. A meta final é importante, mas as pequenas conquistas também são. Lembre-se: o sucesso inicial depende da criança entender o uso do banheiro, não de aprender tudo de uma só vez. Fale claramente o que espera dela.

A sintonia entre pais e escola é fundamental e, para isso, é importante que pais e educadoras observem alguns detalhes:
• A criança verbaliza que fez ou vai fazer xixi ou cocô;
• Caminha com autonomia e equilíbrio;
• Sobe e desce escadas fazendo uso alternado dos pés;
• Fica com a fralda seca por intervalos cada vez maiores;
• Mostra interesse e desejo em usar o vaso sanitário;
• Incomoda-se com a fralda cheia.

Dicas úteis:
  • Vista a criança com roupas fáceis de tirar e colocar. Ajude-a a aprender a despir-se e a vestir-se, pois isso faz parte do aprendizado.
  • Inicialmente, tanto meninos quanto meninas sentem-se mais seguros fazendo suas necessidades sentadas no vaso. Se começarem a aprender a urinar de pé, talvez os meninos não queiram se sentar para evacuar.
  • Observe a criança. Caretas, resmungos e a famosa "dancinha" podem ser sinais de urgência em usar o banheiro. Quando observar esses movimentos, pergunte se ela está com vontade de ir ao banheiro.
  • Pergunte, também, se ela quer que você desabotoe suas calças. Ofereça-se para lembrá-la sempre que precisa ir ao banheiro.
  • Elogie a criança. Não deixe de elogiá-la quando ela lhe disser que está com vontade de ir ao banheiro, mesmo que a iniciativa tenha sido sua.
  • Deixe ela dar descarga, mas fique atenta as vontades da criança.  Há crianças que ou não gostam do som da descarga ou têm medo; Além disso, tente consolá-la se ela ficar triste ao ver as fezes desaparecerem no vaso.
  • Depois de iniciado o processo, não se deve voltar atrás. Uma vez iniciado o processo, a criança deve permanecer sem fralda durante todo o tempo na creche. |Só é permitido ficar de fralda na hora do sono, mas imediatamente ao acordar, a responsável pela criança deve retirar a fralda e levar a criança ao banheiro.
  • Convide a criança para ir ao banheiro regularmente.
  • Ajude e orientar o menino a posicionar adequadamente o pênis, quando for fazer xixi sentado ou em pé, para evitar que a criança se molhe ou suje o banheiro. Deixar que o menino escolha como quer fazer xixi, sentado ou em pé, até que ele se sinta seguro o suficiente para fazer apenas em pé.
  • Limpe a criança e oriente-a quando ela quiser fazer sozinha. Lembre-se SEMPRE de lavar as mãos e ensine a criança a fazê-lo;

Seja tolerante quando o xixi ou cocô escaparem. 

Tenha paciência! 
É um processo que pode durar alguns dias se você fizer na hora certa ou durar alguns meses, se fizer antes da hora! Por isso, muita calma e não tente apressar esse momento!

Normalmente as crianças começam a o desfralde pelo xixi e só depois sentem –se seguras para usar o penico ou vaso para fazer cocô.
Acidentes são normais. Às vezes, a criança não consegue segurar a urina e as fezes. Não se preocupe porque isso é natural e faz parte do processo de aprendizado. Se a criança se habituar a segurar a vontade de ir ao banheiro, acabará tendo prisão de ventre, o que pode tornar doloroso o processo de ir ao banheiro. 

Um dos livros que utilizamos para introduzir o assunto para as crianças foi  “O que tem dentro da sua fralda?”, de Guido Van Genechten, editora Brinque Book. O livro fez um sucesso, as crianças queriam levar para casa todos os dias!

E por aí, como tem foi ou como tem sido o desfralde?




Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Muito boas as dicas! Por aqui a Arianne desfraldou com 1 ano e 8m...
    Beijos Mundinho de Arianne

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post Mel,
    adorei as dicas, são super valiosas!

    Bjos enormes
    http://amaedadrii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que legal, em casa o desfralde durante o dia foi mais rápido, foi mais difícil tirara fralda para dormir, foram muitas noites de cama molhada e mãe cansada, mas acho que o segredo é o carinho e a dedicação. E quanto ao livro, eu amei, vou procurar!!
    beijos
    Jan
    Dedicação de Mãe

    ResponderExcluir
  4. Super dicas. Não tive problemas com os desfralde aqui em casa e logo irei começar com o do Gui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, já estou pensando como será o processo de desfralde aqui em casa, ainda tenho um tempo para me preparar psicologicamente... ehehe
    Gostei das dicas, vou procurar esse livro!

    Bjs
    www.dicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
  6. Aqui foi bem tranquilo, a Sofia antes dos dois anos já não queria mais ficar de fralda... comecei a levar ela ao banheiro e foi super tranquilo, claro que com algumas escapadas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. ótimas dicas, quero começar o desfralde no verão
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Melissa, o post está ótimo, com dicas valiosas, parabéns. Aqui em casa também já passamos dessa fase e foi tranquilo a partir do momento em que eu deixei a ansiedade de lado e esperei pelo tempo dele. Quando deu sinais de que estava pronto, foi tranquilo.
    Bjs
    Lauri
    www.pitacosdamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. parabéns por essa parceria família escola
    muitas escolas aqui não pratica mais isso
    e eu acho tão importante
    com certeza temos que ter paciência
    pois é uma fase que pode durar
    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  10. Taí um assunto que rende por aqui... pq Joseph simplesmente não pede, não se incomoda
    Estamos conversando sempre com os professores da creche e em casa perguntando e ensinando, mas ele nem dá bolo para o vaso e penico, é preciso muita paciência e calma nesse processo
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post para as mamães que estão no processo do desfralde, uma fase que requer muita paciência!

    ResponderExcluir
  12. muito bacana o post ajuda muito para as mamae ,,, amei ...

    ResponderExcluir
  13. ótimas dicas estou nessa fase beijo

    ResponderExcluir
  14. Muito bom .. paciencia é o segredo .. e cada um tem seu tempo ... aqui felizmente foi rapido .. Uhuuu

    Tem sorteios fofos rolando na página de sorteios no blog, participe e Boa sorte!

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  15. Aqui o desfralde andou depois de eu explicar que ele já era muito grande, e foi assim para o desfralde, para o fim da cama compartilhada e para o fim da mamadeira.

    ótimas dicas.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Nossa precisava ter lido isso na época do desfralde. Como disse a paciência é o que faz dar certo, passar segurança para eles. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  17. O desfralde é com certeza uma das etapas mais importantes e complexas pois exige trabalho de toda as pessoas responsáveis pela criança. Aprendi e entendi que cada criança tem um tempo para esse momento e que infelizmente não existe um manual de como desfraldar, cada criança entende de um jeito e cada família precisa estar criar seu método.

    Beijos,
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    ResponderExcluir
  18. OI Melissa, um ótimo post e aqui a sintonia com a escola ajudou muito no processo. Eu tenho um post em que conto como foi o meu processo e as dicas que me ajudaram. Eu fiz o desfralde de uma única vez (diurno e noturno). Se você quiser fazer uma visita no post está aqui: http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2011/02/hora-certa-para-fazer-o-desfralde.html

    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas.. Vão ser bem uteis por aqui daqui a alguns meses..

    Beijos ótima semana..

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!!
Deixe sua mensagem, dúvida ou opinião, que ficarei muito feliz em responder!