
Estamos falando daquela fase, conhecida por terrible twos, que vai dos 2 aos 3 anos, e é a fase em que a criança percebe que não é mais bebê, quer se firmar como " gente" , demonstrar suas vontades, fazer tudo ao contrário do que mandamos e coloca toda nossa paciência a prova! Alguns dizem que é a primeira adolescência...( socorro!).
Vou contar um pouquinho aqui,como sobrevivi !rsrsrs
Primeira atitude que devemos ter: não perder o controle( isso quer dizer, não gritar,bater,agredir ou descontar a raiva na criança). Ela não pode perceber o quanto te irrita com esses comportamentos.
Ela vai fazer birra, tente conversar,explicar que quando choramos ninguém consegue entender nada, caso ela continue se esperneando,chorando,saia de perto( observe se o local permite isso). Sem plateia,o show não tem graça!
Depois que passar,converse e avise que na próxima vez ela vai perder o direito de algo que ela goste muito( aqui era descer para brincar no parquinho).
Claro que outros momentos como esse irão se repetir e você terá que ser firme com aquilo que prometeu!
Valorize sempre os bons comportamentos,mas sem presentes!O máximo que costumava usar com a Bia,eram adesivos!
Algumas crianças tentam bater nos pais, jamais revide ou ameace bater de volta( você acaba de falar que não é legal bater e logo quer repetir o mesmo comportamento?), segure firme,olhe bem nos olhos dela e fale em um tom de voz mais forte!A criança tem que perceber que o que ela fez não foi legal!
Sou totalmente contra o bater em crianças,nunca precisei e nem quis usar esse método por aqui!Sempre na conversa,algumas vezes deixei sem direito( uma punição tem ter,pois a criança tem que aprender que existem consequências para o comportamento errado).
Algumas brigas não valem a pena ser compradas,por exemplo,você quer que ela use o vestido rosa e ela quer usar o verde!Não vai ser neste momento que você vai mostrar quem manda em quem! Dá para negociar,sem stress para ambas as partes!
Tem uma ótima tática para essa fase da oposição,fale o contrário: não quer escovar os dentes? " Não escova mesmo não,fica com o dente sujinho,pra encher de bichinho!";
Comigo funcionava sempre...rsrsrs
Podem perceber,que a grande maioria que tem esse comportamento em casa, não repete isso na escola. Porque sabem que no ambiente escolar não vai ter espaço pra birra, ela vai chorar,espernear e ninguém vai fazer a vontade dela.Na escola ela tem regras, tem limites,existe uma rotina!
O mais importante nesse momento é ter paciência e saber dizer o NÃO.
Sempre aviso aos pais que a hora para corrigir,ensinar a ter respeito e a colocar limites é exatamente nesta idade...depois fica muito mais difícil!
Sempre com muita paciência,carinho e amor. Saber lidar com esse momento te trará ótimos resultados!
*imagem do pinterest
- Posted using BlogPress from my iPad
Muito complicado mesmo
ResponderExcluirAqui estar assim
Amei as dicas
Bjus
Nossa que post bacana, esse assunto é bem complicado e vai ajudar muitas pessoas com certeza!
ResponderExcluirbjcas
http://estou-crescendo.blogspot.com.br/
Aqui em casa somente um me deu um pouco de trabalho, com os outros não tive problemas, mais temos que ser persistente e não esmorecer,
ResponderExcluirÓtimo texto
Bjs
Sou mãe de cinco
Sei bem como é isso ... e acho que esse terrible two tem várias fases ... aqui teve uma fase mais "crítica" e as vezes acontecem as birras, ai converso uma, converso duas, sempre explicando o que está errado, o que não pode, depois da terceira se não resolve, fica sentadinho no cantinho por alguns minutos para se acalmar e conversar novamente, e quando é preciso a punição fica um pouco mais séria tirando algum brinquedo por um tempo determinado.
ResponderExcluirbjs Mi Gobbato
http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/
Muito difícil, só com muito amor e paciência.
ResponderExcluirLucas viveu intensamente essa fase e foi complicado demais.
Beijos
Essa fase é complicada mesmo,já passei por isso,e estou nessa fase novamente,ainda bem que os meus não são de fazer tantas birras,mas uma hora ou outra acontece,adorei as dicas,bjos
ResponderExcluirBirra é complicado e na maioria das vezes ficamos de saia justa e sem paciência.
ResponderExcluirO importante é conversar muito.
Bju
Ameeei suas dicas, realmente tem que ter sabedoria e muita paciência.
ResponderExcluirAdorei o jeito que explicou, dá um ânimo para as mamães, rs.
Beijos :o))
Adorei a postagem, o tema e as dicas!!
ResponderExcluirBeijos
ótimas dicas, vou precisar! rs
ResponderExcluirBjos
Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem